Exposição Universo da Religiosidade Barroca
No dia 21/10 sábado o Mirante do Solar à 18:00 h inaugurou em sua Galeria a Exposição:
DOAÇÕES PARA O ACERVO DESENHOS E ARTEFATOS DE ARTESANATO UNIVERSO DA RELIGIOSIDADE BARROCA
Desenhos e Artefatos de Artesanato doados para o acervo do Mirante no “Universo da Religiosidade Barroca” constituem o tema da presente exposição que consta de seis (6) vitrinas contendo um total de 45 miniaturas de igrejas, pertencentes à coleção de um associado que decidiu doá-la ao acervo do Mirante. São miniaturas (maiores e menores) executadas por anônimos artesãos que utilizaram diferentes materiais: argila, gesso, madeira, espelho, metal. Dominam réplicas em miniatura de igrejas coloniais, particularmente das igrejas. mineiras. Uma das vitrinas, a maior, abriga um conjunto de pequenos santos de diferentes épocas. Somam-se dois pequenos oratório de artesanato cearense. E ainda, um esplendor simbolizando o Espírito Santo em madeira pintada (século XIX); uma pequena imagem de São Francisco de Assis, trabalho artesanal dos anos 70 confeccionada em tecido (estopa).
Sem dúvida, a peça mais relevante da exposição é a composição da escultura barroca em madeira/pintada representando dois querubins em atitude de vôo levando uma “cartella”, com a inscrição “Don Pasquale”, conjunto da logo-marca referente a um sofisticado restaurante barroco inaugurado em 1966 em Salvador, extinto ao longo do tempo. Trata-se de escultura exemplar da arte barroca, uma importante peça doada ao acervo do Mirante.
Preservando o conceito “anonimato” afirmado na última exposição do Mirante, a informação sobre obras agora expostas indicam apenas: o tema, a técnica, o local e o ano. Neste sentido, a exposição apresenta um quadro de um pintor; duas obras de outro artista: uma xilogravura e um desenho digital com igrejas de Salvador. E mais ainda, apresenta um terceiro artista com 19 desenhos realizados com a técnica de aquarela e nanquim e realizados entre 1947 e 1993. Obras essas onde configuram igrejas de nosso país e fora dele. Esta é a 11ª exposição de arte do Mirante, sendo a primeira inaugurada em novembro de 2014.