top of page

A Associação Cultural Mirante do Solar – Casa de Cultura e Ética, é uma entidade sem fins lucrativos de interesse público. Sua sede foi iniciada em 2007 e concluída em 2014, ano em que a Casa foi fundada, no dia 1º de novembro.

 

Numa área de 1058 metros quadrados, foi construída a sede que consta de uma galeria para exposições, um auditório para 130 pessoas, uma oficina para atividades diversas, uma arena externa, uma secretaria, área técnica e serviços complementares. Edificação idealizada, projetada, construída e financiada pelo arquiteto Pasqualino Magnavita.  

 

A MIRA-SOL, assim também designada, denominada Casa de Cultura e Ética, tem como objetivo incrementar a produção cultural da Ilha de Itaparica com base no paradigma ético-estético contemporâneo. Sua atuação deve se estender para o recôncavo baiano e ganhar outras proporções regionais ou nacionais.

 

Desse modo, práticas culturais como artes plásticas, música, teatro, artes visuais, cinema, literatura, dança, performances, fotografia dentre outras manifestações artísticas devem integrar as práticas do Mirante. Uma das novidades oferecidas é o Escritório de Assistência Técnica Pública e Gratuita para o Projeto e a Construção de Habitações de Interesse Social.

 

“Entendemos por ética a dimensão da resistência criativa. Não temos mais o paradigma da arte pela arte, mas vivemos o princípio ético, no sentido de criar resistindo ao controle social” (Pasqualino).

bottom of page