Exposição individual: A ARTE INDÍGENA DE CAIO PATAXÓ
- mirantedosolar
- 5 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
O Mirante do Solar, Casa de Cultura e Ética tem a satisfação de acolher em sua sede/galeria, a primeira exposição individual do jovem artista Caio Pataxó, e cujo seu nome indígena é “Tapurimã” que significa jovem guerreiro.
Ele pertence ao povo Pataxó da aldeia Barra Velha em Porto Seguro no Estado da Bahia e a sua arte, de absoluto rigor geométrico, encontra na cultura do seu povo a fonte de sua original expressão.
As composições geométricas das telas resultam da permanente criatividade do artista, utilizando um inesgotável conjunto de uma multiplicidade e heterogeneidade de arranjos e combinações, sejam elas simétricas ou não, e isso, apenas entre linhas verticais, horizontais, transversais, círculos e retângulos coloridos. Utiliza apenas três cores: o vermelho extraído urucu; o preto do jenipapo; o branco da tabatinga. Cores fundamentais aplicadas aos corpos nas práticas e rituais ao longo de sua secular e sofrida história, afirmando sempre a inapagável força cultural da etnia pataxó.
Desejando ao jovem artista um futuro promissor, o Mirante agradece a concessão de um quadro para o seu acervo.
A Diretoria
Entrada Gratuita
(sexta, sábado e domingo, das 16:00 as 19:00)
De 05 de março a 07 de maio
Inauguração: 05 de março, às 17:00h
Posts recentes
Ver tudoInformamos que por solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, a sede do Mirante abrigará no dia 06/12 quarta feira em...
Informamos que no dia 08/12, próxima sexta-feira, a partir das 16:00 h, a Associação Ilha das Crianças realizará na sede do Mirante do...